9 de julho de 2012

Sindicatos decidem convocar congresso unitário para re-fundação da FESEP/MA

Em reunão plenária ocorrida no Hotel Brisamar, na Praia da Ponta da Areia, em São Luís (MA), dirigentes de entidades sindicais dos trabalhadores do judiciário, da educação, da saúde, do sistema de segurança e do serviço público municipal do Maranhão deciriam, por consenso, convocar no mais breve prazo possível um Congresso Extraordinário e Unitário para re-fundação da Federação dos Servidores Públicos no Estado do Maranhão (FESEP-MA).


Participaram do encontro sindicatos vinculados à União Geral dos Trabalhadores – UGT, à Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, que decidiram marchar juntos na construção de uma

federação unitária do funcionalismo público estadual e municipal no Maranhão. “Esse é um momento histórico. Essa discussão vinha amadurecendo há algum tempo e hoje se formou esse consenso”, declarou Julio Guterres, presidente da CTB/MA.


Para Julio Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado do Maranhão (Sinproessema), a dinâmica do movimento tem isolado os sindicatos em suas lutas específicas e “a criação de uma federação é um passo importante para o fortalecimento da luta orgânica dos servidores públicos”, avalia.

Na opinião do presidente da UGT/MA, Weber Henrique Nascimento Marques, as entidades devem se concentrar mais na unidade em torno das questões regionais e menos nas divergências nacionais.“Temos que sentar à mesa e chegar a um entendimento, que permita a união de todos em torno do interesse comum”, defendeu.

Para Lindalva Lopes, diretora do Sindicato dos Professores de São Luís, o surgimento da federação será um importante reforço na luta dos trabalhadores do setor público, haja vista que os governos se unem para retirar direitos da classe e para impor restrições ao direito de greve. “Essa iniciativa é muito bem vinda, sobretudo por abrir mais espaço à participação das mulheres”.

UNIDADE PARA AVANÇAR NAS LUTAS

Por unanimidade, os sindicalistas decidiram indicar Weber Marques, Julio Guterres e Aníbal Lins para formar uma comissão com o objetivo de elaborar uma minuta de novo estatuto social e de proposta de plataforma de lutas dos trabalhadores do serviço público maranhense a serem debatidos no Congresso Unificado de Re-Fundação da FESEP/MA.


Aníbal Lins, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (SINDJUS/MA) e presidente da FESEP/MA, agradeceu a participação de todos no encontro e reiterou seu compromisso de construir uma entidade legítima, forte e representativa.”Até aqui vinhamos caminhando apenas com o apoio da UGT, da Nova Central e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). Mas sempre fui incentivado pelo presidente da CSPB, João Domingos Gomes, a reunir em torno desse projeto todas as centrais sindicais, no intuito de enraizar a federação nas lutas do conjunto dos servidores públicos maranhenses. Hoje avançamos muito nesse propósito”, completou.


As entidades pretendem realizar o congresso extraordinário no praxo de quarenta e cinco dias, com a participação de delegações de todos os sindicatos já filiados e daqueles que se incorporarão à FESEP/MA.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: