31 de maio de 2013

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís, vai aos Estados Unidos falar com os donos da Alcoa

O presidente do Sindmetal, José Maria Araújo, representou os trabalhadores brasileiros no Encontro Internacional de Sindicalistas da Alcoa, na cidade de Pittspurg (Pensilvânia - EUA). Além de Zé Maria, também participaram do Encontro os sindicalistas Antonio Jorge (Juruti/PA) e José Brás (SP).
 

De acordo com Zé Maria, os brasileiros foram muito bem recebidos pelo presidente mundial da Alcoa, Klauss Kleinfeid, que compareceu na reunião dos sindicalistas, na sede do USW. 
 
Kleinfeld aproveitou a oportunidade do encontro para solicitar o apoio dos sindicatos no reforço à segurança nos locais de trabalho, evitando acidentes e fatalidades, considerando que a segurança na produção e a divulgação dos produtos ao cliente é positivo para a empresa. 

Ele informou ainda que serão feitos treinamentos com toda a supervisão da empresa, para melhoria do ambiente de trabalho nas unidades onde a supervisão não tem uma boa relação com os trabalhadores e o sindicato.


Segundo ainda Araújo, o presidente da ALCOA fez questão de deixar claro que não se opõe aos sindicatos, afirmando que não busca o lucro sem antes considerar o bem estar dos empregados. Kleinfeld teria assegurado o direito de parar a atividade quando esta oferecer riscos à saúde e segurança. “Não há divergências, ambos estamos buscando a saúde e segurança no local de trabalho”, disse Kleinfeld.


O presidente de Primários, Chris Ayres e o Chefe Executivo de Operação (CEO) Robert Wilt, realizaram uma reunião exclusiva com os sindicalistas brasileiros na matriz da Alcoa, tratando de assuntos da agenda que não foram resolvidos pela gerência no Brasil. “Se comprometeram a determinar que a gerência melhore o diálogo com a categoria, por meio de reuniões permanentes e semanais”, informa.


A Rede Nacional de Sindicatos, formada pelos sindicatos de São Luís/MA, Poços de Caldas/MG e Juruti/PA, será ampliada com a adesão de todas as unidades da Alcoa no Brasil, como São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.


O Segundo Encontro da Rede Nacional vai acontecer em Poços de Caldas/MG, em junho próximo.

Nenhum comentário: