31 de maio de 2013

Seu filho não quer comer? Veja dicas aqui

Oi, gente! Desde que comecei a escrever esse blog tenho recebido muitas sugestões de temas para tratar aqui.

Quando vou buscar minha filha na escola, quando vou a pracinha, quando estou na espera do pronto-socorro infantil.

Muitas mães que lêem o blog me abordam para discutir alguma coisa que eu disse mas, a maioria, quer mesmo me oferecer assuntos que julga importantes! Acho super legal. Primeiro porque vejo que as pessoas se interessam pelo meu trabalho.

Depois porque consegui fazer desse espaço uma lugar gostoso para discutir temas importantes. Portanto, se você lê o blog e me encontrar, pode me chamar pra uma conversa, que eu vou adorar!

Bom, um dos assuntos me chama a atenção, pela frequência com que ele aparece nos bate-papos, é a falta de apetite das crianças. Muitas mães me dizem: escreva mais sobre isso por favor, nos dê mais dicas, nos ajude nesse sentido...

Algumas dizem que já conversaram com pediatras, já pegaram receitas pela internet, já conversaram com as mulheres do bairro, mas nada faz com que a criança coma. Quem já teve uma criança "sem fome" em casa sabe o desespero que é!

Pra tentar ajudar, pesquisei sobre o tema e conversei com profissionais da área: pediatras e nutricionistas. Todos são unânimes em dizer que:

Primeiro: se a criança não está emagrecendo e está se desenvolvendo normalmente, não há motivo para pânico!

Segundo: se ela tem de 1 a 3 anos, é uma fase, vai passar!

Terceiro: camulflar verduras e legumes na sopa, no molho do macarrão, na torta é a melhor maneira de fazer com que eles comam coisas importantes sem perceber.

Quarto: se seu filho não come nada durante as refeições, é importante que os lanchinhos diminuam, para que ele sinta mais fome no almoço e no jantar.

Quinto: alguns rejeitam alimentos só para poder treinar sua recém-conquistada independência.

Há várias formas de envolver seu filho na alimentação:

- Diga que ele é o cozinheiro e deixe-o colocar queijo ralado no macarrão, espalhar o molho sobre a massa da pizza, fazer bolinhas com a massa de pão.

- Faça "carinhas" com a comida no prato dele: por exemplo, macarrão como cabelo, dois tomatinhos como olhos, uma almôndega. Em cima da torta, desenhe com a massa a inicial do nome da criança ou use cortadores de biscoito para criar enfeitinhos.

- Use cortadores de biscoito para cortar sanduíches de pão de forma em formatos divertidos.

- Deixe-o molhar pedaços de fruta no iogurte. Ele vai adorar a meleca, e talvez coma.

- Arranje pratos coloridos, ou um jogo americano divertido, para ele achar mais graça na hora de comer.

- Leve seu filho, quando der, para conhecer um pomar, uma horta ou uma fazenda, para ele ver de onde as coisas vêm.

Se isso não for possível, faça da ida à feira ou ao supermercado um programão.

Se nada disso der certo, observe a criança. Como eu disse no começo do texto, se você perceber que seu filho está emagrecendo, leve a criança ao médico, para que ele possa analisar se é realmente uma fase ou um problema.

Boa sorte!

Beijos

Pati

Fonte: yahoo
Fotos: istock

Nenhum comentário: