7 de maio de 2013

Professores da rede estadual em greve interditam a BR na entrada de São Luís na luta pela aprovação do Estatuto do Educador


Por trinta minutos professores, professoras, funcionários da educação, especialistas em greve, com o apoio de estudantes, interditaram agora a pouco a Ponte do Estreito dos Mosquitos em protesto contra o governo do estado por não apresentado ainda proposta que satisfaça os anseios profissionais e econômicos dos profissionais da educação. 

O movimento teve início às 10:00 quando os trabalhadores liderados pelo SINPROESEMMA  empunharam bandeiras e cartazes como ‘Roseana a culpa é tua.’, cruzaram a pista com pneus e pedaços de pau e atearam  fogo no material para chamar mais atenção da sociedade para o ato. 

Deu certo.

A ponte foi interditada nos dois sentidos provocando imenso engarrafamento. No início, com o trânsito parado, os caminhoneiros e motoristas ficaram irritados, mas logo em seguida relaxaram após tomar conhecimento da causa do protesto, apoiando os professores.

A presença da polícia Rodoviária Federal com três viaturas ajudou na organização do protesto e ao contrário da inabilidade da Polícia Militar os Policiais Rodoviários acompanharam todo o movimento de maneira profissional respeitando o direito constitucional de livre manifestação pacífica de trabalhadores em greve.

A imprensa também compareceu ao local e registrou os momentos decisivos da manifestação.
Diretores do SINPROESEMMA alternaram-se com professores e professoras falando ao microfone os motivos que levaram os trabalhadores a protestar na Entrada da ilha. 

A manifestação é consequência direta do impasse gerado na negociação e que tem resultado na indefinição do que é efetivamente negociado. 

A falta de decisão do governo para enviar a proposta do novo Estatuto do Educador para a Assembleia Legislativa apreciar e aprovar tem irritado os trabalhadores em educação e fortalecido a posição do SINPROESEMMA na luta política e sindical. 

O Blog ouviu de professores e professoras a vontade de reforçar o sindicato pela maneira firme e responsável com que a Direção do SINPROESEMMA, liderada pelo Presidente, professor Júlio Pinheiro, tem na condução da greve e das negociações.

O presidente do SINPROESEMMA destacou que a responsabilidade pela da revolta dos trabalhadores deve ser debitada na imensa conta que possui o Governo do Estado do Maranhão com a classe da educação. 

“Cobramos da Governadora uma proposta que represente os anseios da categoria e que atenda aos princípios constitucionais exigidos para a manutenção e melhoria da qualidade da educação pública oferecida no estado. É isso que queremos. É isso que exigimos.”., disse Júlio Pinheiro.

Após meia hora de protesto os trabalhadores atravessaram a ponte rumo a São Luís e liberaram o tráfego, sendo em seguida aplaudidos pelos motoristas e curiosos no local pela capacidade de luta da categoria. 

Negociação

O Blog teve informações de que o Secretáriode Gestão e Previdência, Fábio Gondim, apresentou proposta ontem na Comissão Paritária que pode por fim à greve. (  Veja link http://domardenramalho.blogspot.com.br/2013/05/greve-da-educacao-proposta-apresentada.html.  ).

Os representantes do SINPROESEMMA tiveram a responsabilidade de encaminhar o texto para apreciação da Diretoria do Sindicato e, a posteriore, se for o caso, encaminhar para apreciação e aprovação da categoria. 

Nenhum comentário: