21 de janeiro de 2013

Castelistas e Roseanistas atacam Presidente da FUNC e tentam jogar a cidade contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior

No último dia 18 de Janeiro a prefeitura Municipal de São Luís e a Fundação Municipal de Cultura abriram oficialmente a programação do carnaval 2013 na capital do estado.
Uma festa belíssima e sempre boa de se ver por que é feita com muito amor e competência por aqueles que a fazem.

São Luís tem carnaval forte e a cidade sabe disso, com as dezenas de brincadeiras que pipocam a cada dia nos bairros pela cidade.

A prefeitura, por conta dos graves problemas existentes na estrutura financeira da cidade resolveu dividir os recursos do carnaval com a saúde e destinar metade desses recursos para medidas de urgência e emergência nas unidades de saúde da capital.

A decisão foi mais que aceita pela população como também a cidade aplaudiu o prefeito pela coragem e determinação em decidir sobre as prioridades da gestão pública.
Assim pensam a prefeitura e o Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís e assim pensam as brincadeiras inclusive com documento entregue e assinado pelas escolas via União das Escolas de Samba do Maranhão.

Mas a decisão da prefeitura em fazer o Carnaval mesmo com contenções de gastos em função dos problemas deixados na prefeitura pelo ex-gestor, não foi aceita pelo ‘esquema dos cachês’. E apenas por eles.

‘A turma da baba’ acha que o prefeito vai acabar com o carnaval e insufla a cidade contra a prefeitura e o Presidente da FUNC esquecendo-se que em momento algum o prefeito disse que não haveria carnaval.

Na chantagem chegam a convocar manifestação de rua contra o prefeito pela decisão tomada e já inclusive aceita pela maioria das brincadeiras. Eles pressionam Edivaldo impondo que caso a prefeitura não resolva o problema o Governo do Estado assumiria a questão.

Para reforçar o coro do ‘jabá’ contam com o apoio de ‘castelistas e roseanistas’ de plantão para fazer a massa de manobra para a manifestação e tentar mudar os rumos da decisão a 20 dias do carnaval.

Mas não é só isso.

A radialista Helena Leite chega a afirmar em seu programa radiofônico que Luís Fernando, pré candidato a governador do Maranhão, já teria conhecimento e que iria intervir na situação. “Só vamos arredar pé da prefeitura quando tiver uma resposta.

Caso não confirme, vamos buscar Roseana. O Dr. Luís Fernando Silva está ouvindo o programa, já tem conhecimento e disse que vai intervir.”. disse Helena.

O Presidente da FUNC, Francisco Gonçalves, muito firme com a decisão tomada, já disse que “uma nova política cultural está sendo buscada pelo município, que seja auto-sustentável financeiramente.”, e essa é a posição da prefeitura que age com o intuito de buscar caminhos que superem o fisiologismo e o senso comum na produção do carnaval em São Luís.

A certa altura do programa o castelista roxo, Euclides Moreira, ex-presidente da FUNC, usou o telefone para insuflar as brincadeiras contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Fazendo-se de surdo, mas não de mudo, espertamente Euclides bradou sem tomar conhecimento de que apenas na FUNC a dívida deixada pela gestão anterior é da ordem de R$ 15 milhões de reais, entre os R$ 6 milhões da gestão Euclides/Castelo e o resto de dívidas passadas para a FUNC de gestões anteriores.

“Esse dinheiro é do carnaval. Esse dinheiro que eles tão mandando para a saúde, isso é balela. Quando ele (Edivaldo) era candidato ele sabia e agora vem, com isso.”., disse Euclides.

Helena Leite chegou a dizer que a decisão do prefeito e da FUNC dividiu a cidade entre Evangélicos e Católicos, numa clara insinuação de que a decisão de Edivaldo teria sido em função de sua opção religiosa.

É evidente que a decisão da prefeitura é correta e que o tempo dos esquemas de cachês aleatórios, que caem apenas para encher os bolsos de alguns poucos ‘donos’ de brincadeiras, está no fim dando lugar a uma nova política cultural com base nos valores reais das manifestações culturais populares.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o presidente da FUNC, professor Francisco Gonçalves têm conhecimento disso e com certeza já tomaram a decisão mais correta para fortalecer o carnaval da cidade.

Nenhum comentário: