31 de janeiro de 2013

Entidades ligadas à pessoa idosa participam de seminário do Plano Municipal de Cultura

As propostas apresentadas pelas entidades representativas do segmento idoso, presente no seminário promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Func) na tarde desta quarta-feira (30), na Casa dos Conselhos do Município, transformaram-se em metas e ações, as quais farão parte do Plano Municipal de Cultura (PMC).

O encontro faz parte da programação organizada pela equipe que compõe o PMC e visa um contato direto com os vários segmentos da sociedade civil a fim de discutir as políticas públicas culturais que vão formatar o documento. Portanto, ao longo das próximas semanas, outros públicos também serão convocados a participar de seminários específicos, uma vez que o documento vem sendo construído coletivamente e prevê a participação de toda a sociedade civil a fim de contemplar todos os segmentos.

“É preciso que haja uma mobilização em torno da construção do Plano, para que se efetive através da participação ativa dos segmentos culturais, senão, não há sentido sua existência”, comentou o presidente da Func, Francisco Gonçalves, durante o seminário.

ESPAÇO SIMBÓLICO

Segundo Gonçalves, infelizmente, São Luís é uma cidade excludente. Um exemplo é o Centro Histórico, um dos principais cartões postais da capital. O local, em alguns pontos, é inacessível para pessoas de mobilidade reduzida, como é o caso da pessoa idosa e a pessoa com deficiência.

“Hoje, nós vivemos uma cultura de exclusão, tanto do ponto de vista físico, quanto do ponto de vista simbólico. Então, o que temos que fazer é mudar a política da ocupação dos espaços que estão aí e, precisam ser usufruídos por todos os cidadãos, sem distinção”, afirmou.

Além dos espaços, outros pontos foram abordados, como é o caso da participação dos idosos em eventos culturais. “Hoje, podemos dizer que São Luís dificilmente respeita os 50% ao qual temos direito na compra de ingressos. É lei, está no Estatuto (do Idoso), mas não é respeitado”, desabafou Socorro Ferreira, agente da Pastoral do Idoso.

PROPOSTAS

Após a explanação do PMC, na parte referente ao segmento Idoso, os presentes formaram um grande grupo e passaram a discutir as propostas, as quais virarão metas e ações.

Dentre as propostas, as que tiveram destaques são as que contemplam o resgate da identidade cultural; a integração do idoso com outros públicos como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos entre o segmento idoso e escolas da rede municipal; projetos que incluam o idoso nas atividades desenvolvidas na várias secretarias do município; a questão da acessibilidade no contexto urbano de São Luís e, por fim, de acordo com a Política Nacional do Idoso, a inclusão do segmento em espaços públicos já existentes, adequando-os às necessidades da pessoa idosa.

Juventude - O próximo seminário abrange o segmento Juventude, e será realizado na próxima terça-feira (05), no Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy), às 14 horas. É importante a presença de todos os grupos e entidades da área da Juventude, a fim de que também saiam as propostas que irão compor o PMC.

Fonte: Secom - São Luís

Nenhum comentário: