27 de janeiro de 2013

Triste fim de uma tragédia anunciada em Santa Maria. Dessa vez foram mais de cem mortos

O Blog acompanha em conexão direta com a Rádio Imembuí AM, o horror da tragédia na cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul que vitimou até o momento mais de uma centena de pessoas e outras dezenas de feridos graves.

Um incêndio ocorrido na casa de shows ‘Kiss’, no centro da cidade, provocou as mortes. No momento acontecia uma festa reunindo jovens estudantes universitários oriundos da Universidade Federal de Santa Maria.

Informações também dão conta de que o local já havia sido inerditado por problemas nas estruturas do prédio. Hoje, remodelado e com nome de Kiss, foi reaberta e já estava com documentação atrasada.

Triste fim de uma tragédia anunciada foi é o que provavelmente ocorreu na cidade de Santa Maria.
A certa altura do show de uma das bandas que se apresentavam no palco da festa testemunhas afirmam que fogos de artifícios ou fogos pirotécnicos começaram a pipocar e com isso atingiram o teto e locais de fácil propagação do fogo.

A partir daí começou o terror com gritos, correria, gente pisoteada e o fogo aumentando e engolindo as pessoas.
Denúncias dão conta de que seguranças teriam tentado impedir num primeiro momento a saída das pessoas em função de pagamento das contas. Isso teria retardado a saída das pessoas.

As forças nacionais, estaduais e municipais já atuam na cidade providenciando apoio logístico no resgate a possíveis sobreviventes, corpos e ainda organização do ambiente da tragédia.

A presidenta Dilma Roussef está em Porto Alegre onde articula com as autoridades estaduais e municipais o apoio às famílias das vítimas.

Os corpos foram resgatados e levados para um pátio na prefeitura da cidade.

As vítimas começaram a ser atendidas ainda no local do incêndio.

De acordo com o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, o número oficial de mortos na tragédia chega a 233 pessoas, 120 homens e 113 mulheres. Até o momento, foram reconhecidas 115 pessoas.

O governador Tarso Genro disse que inquérito policial deverá ser instalado “para que tenha apuração das causas concretas e a partir das causas o MP e as autoridades deverão apontar as responsabilidades.”.

Tarso disse também que viu “os corpos estendidos de homens e mulheres, jovens. Uma tristeza. O governador destacou ainda que recebeu solidariedade de diversos governadores de maneira irrestrita para que pudéssemos atender da melhor maneira as famílias.”, disse agora a pouco em entrevista ao vivo para a Rádio Imembuí, em Santa Maria.

A lista completa com os nomes das vítimas deve ser anunciada no início da noite.

Nesse momento apenas litas parcias de vítimas que foram reconhecidas por contato visual ja foi distriuída para as famílias e a imprensa que acompanha o caso.

Os sobreviventes inalaram fumaça e gás e ainda estão sob estado de choque. As pessoas devem buscar atendimento por conta da possibilidade de contarírem pneumonia tóxica pela quantidade de gás e fumaça inalados.

O caso já foi repassado para Secretaria Nacional de Segurança Pública para apurar com rigor as responsabilidades.

Daqui a pouco mais informações.

Nenhum comentário: