26 de janeiro de 2013
Livro da Professora Dra. Marize Helena de Campos retrata particularidades das mulheres maranhenses na transição entre os Séculos 18 e 19
O Blog destaca hoje o livro da Historiadora, Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Maranhão, Dr.ª Marize Helena de Campos, “SENHORAS DONAS: Economia, povoamento e vida material em terras maranhenses (1755/1822).”.
A obra é resultado de ampla pesquisa historiográfica realizada pela professora durante período de Doutoramento na Europa.
No trabalho, Marize destaca com maestria e profundo espírito historiográfico “trajetórias de mulheres proprietárias em terras maranhenses na passagem do Século 18 para o 19.”.
Além disso o livro “aborda o debate historiográfico acerca da História das Mulheres"., lembra o prefácio da obra, que destaca ainda a ideia de trazer à tona a vida de
mulheres que fizeram parte da construção da economia do estado. Essas mulheres atuavam com relevante participação na comercialização de compra e venda de terras, por exemplo.
As ‘Senhoras Donas’ ainda tornaram-se especialistas em ‘testar’, ganhando muito dinheiro com o ofício.
A autora busca com o trabalho traçar o caminho “dessas mulheres dentro da conjuntura algodoeira, da rizicultura e das fazendas de gado nos anos de 1755 a 1822.” e dessa forma reposicionar o que a história tem negado a essa mulheres.
Em Lisboa, Portugal, Drª Marize Helena conseguiu levantar informações importantes sobre o que representava a economia e suas relações, por exemplo, com o comércio inglês, a partir da decisiva ação das mulheres nos negócios.
Tais Os dados foram levantados, checados e confirmados no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que rendeu muitas revelações norteadoras para o trabalho da professora.
Orgulhosa com o resultado Drª. Marize destacou à época do lançamento do livro (em 2011) que a pesquisa contribui"para quebrar esses discursos mitificados. É uma reflexão sobre o machismo, que faz parte de um discurso intencional.”, disse.
A obra pode ser adquirida na livraria do CCH, na Universidade Federal do Maranhãom, Campus do Bacanga.
A publicação recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e foi editada pela Edufma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário