3 de maio de 2014

1º de Maio em São Luís foi marcado pela unidade dos trabalhadores

Milhares de trabalhadores no evento de 1º de Maio dos metalúrgicos
Pelo menos 3.000 trabalhadores compareceram à Sede Social dos Metalúrgicos no dia 1º de Maio para comemorar o Dia Internacional do trabalhador.

Coordenada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (SINDMETAL), a festa teve também o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Alimentos do maranhão (SINDPANIP), Sindicato dos Profissionais de Educação de São Luís (SINDEDUCAÇÃO), também do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis Bares e Restaurantes do maranhão (SINDHOTEIS), e ainda de Centrais Sindicais como a Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CGTB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Piscinas ficaram cheias com os sócios e familiares

Os trabalhadores tiveram um dia agitado e de muita diversão e interatividade com diversas atividades.

Os trabalhadores e suas famílias foram o destaque especial em toda a festa.

Todos puderam usufruir da estrutura proporcionada pelo SINDMETAL e os Sindicatos amigos para receber os trabalhadores e suas famílias.


O futebol foi show de bola
As crianças puderam divertir-se nas piscinas e no ‘pula-pula’, os desportistas deram show em partidas de futebol muito disputadas, os ‘dameiros’ e enxadristas duelaram com base no tempo contado no ‘tapa’ do relógio, ‘sinuqueiros’ encaçaparam todas em jogadas sinuosas no pano verde das mesas de sinuca, além da boa conversa debaixo das mangueiras, o almoço divertido, o sono do pequenos nas redes,

Reinaldo, Elizabeth, Guterres, Zé Maria, Joel, Hilde e Valdir
A organização do evento preparou também um dinâmico Ato Político, momento em que os sindicatos puderam expor idéias que unem a classe trabalhadora no mundo inteiro nas festividades do 1º de Maio. Idéias como aprofundamento da democracia, soberania nacional, desenvolvimento com valorização do trabalho, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, contra o PL 4330 e outras consideradas ‘bandeiras’ nacionais.
Zé Maria, Presidente do SINDMETAL

Incrementam-se ao conjunto de idéias/bandeiras nacionais as temáticas regionais.

Destaca-se a ação considerada pelo SINDMETAL de tipo ‘terrorista’ em que a multinacional ALUMAR/ALCOA espera demitir cerca de 500 trabalhadores efetivos. A empresa já anunciou as demissões e cartas já foram emitidas para os ‘escolhidos’ para, por livre e espontânea pressão, recorrerem à espécie de Plano de Demissões Voluntária apresentado pela própria ALUMAR.
Elizabeth Castelo Branco, do SINDEDUCAÇÃO

A denúncia foi registrada pelo Presidente do SINDMETAL, José Maria Araújo.

A Presidente do SINDEDUCAÇÃO, Professora Elizabeth Castelo Branco, usou o tempo para parabenizar a participação dos trabalhadores e em especial das trabalhadoras no evento.

Ao mesmo tempo, a sindicalista reafirmou a necessária unidade entre os trabalhadores para garantir conquistas e ampliar direitos. Elizabeth denunciou os entraves na Campanha Salarial 2014 da Rede Municipal de Ensino de São Luís. “É preciso avançar nas negociações para a garantia da implantação de direitos estatutários. Estamos na nossa Data Base e defendemos um reajuste digno para todos os trabalhadores em educação da Rede.”, disse Elizabeth.

Júlio Guterres, da CTB
Reinaldo, SINDPANIP
Júlio Guterres, Presidente da CTB/MA, destacou “a necessidade o Brasil reforçar a linha política do movimento sindical que defende o projeto de desenvolvimento nacional, com valorização do trabalho.”. De acordo com o sindicalista “O Brasil mudou e para melhor” e que “o Maranhão trilha o caminho da mudança, pois o estado já está cansado de 50 anos de oligarquia no poder.”, destacou.

Reinaldo, do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Alimento no Maranhão (SINDPANIP), deixou claro que “somente a união e a força de luta dos trabalhadores é que garante direitos e respeito ao trabalho.”.

Gerson, da CGTB
Gerson Silva, da CGTB/MA, também enfatizou a imperiosa necessidade “da unidade dos trabalhadores na luta pela garantia de avanços naquilo que defende o movimento sindical maranhense.”.

José Maria Araújo, Presidente do SINDMETAL, fechou o Ato político considerando o evento do 1º de Maio de 2014 como “um momento de muita união entre os trabalhadores de diversas categorias, sobretudo dos metalúrgicos. Estamos unidos para defender os trabalhadores da maldade que a ALUMAR/ALCOA e o patronato maldoso está prestes a fazer com centenas de famílias maranhenses. Precisamos nos unir ainda mais para o bem do Maranhão e de todos os brasileiros.”.

Nenhum comentário: