4 de maio de 2014

Criação de novo sindicato ameaça supremacia da APRUMA na UFMA

Não é só entre os estudantes que a coisa ‘desandou’ lá pras bandas do Campus do Bacanga. (Sobre o desfecho da eleição para o histórico DCE da UFMA o Blog tem post pronto que deve ser publicado ‘já, já’).

Reunião deliberativa do PROIFES - UFMA
É certo dizer que não é de hoje que os professores e professoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) buscam sua liberdade política. Já há alguns anos a constituição de um Sindicato que organize verdadeiramente os professores e professoras da instituição e que esteja fora da linha política das sucessivas gestões do PSTU vem sendo perseguida.

A Associação dos Professores da UFMA (APRUMA) durante as últimas décadas, a maioria, senão todas as gestões da APRUMA, foi dirigida politicamente com forte ingerência do PSTU.

Cansados e profundamente irritados com a postura da Associação dos Professores por conta da tutela radical e do patrulhamento estéril dos esquerdistas, os trabalhadores resolveram reagir. Um grupo de professores e professoras da instituição caminha para finalmente fundar o que pode ser chamado de ‘proto celula’ do novo sindicato de professores e professoras da UFMA.

A entidade surge como ferramenta de luta das inúmeras reclamações feita pelos próprios trabalhadores. Estas se dão por meio de duas perspectivas: uma organizativa e outra mais política que na prática desemboca na luta concreta pela contraposição à visão de movimento da atual força que dirige a APRUMA.

O movimento antes apenas nos bastidores cresceu e ganhou força e pode proporcionar mudanças mais profundas na dinâmica do movimento sindical na instituição do Bacanga. “Muita gente boa já está no PROIFES, saindo da APRUMA.”, destaca um dos professores.

Isso ficou constatado em reunião que ocorreu no Hotel de São Luís e que reuniu 200 trabalhadores preocupados em criar uma nova identidade para a organização sindical da classe dos profissionais de ensino da Universidade Federal.

A tônica do encontro era uma só: superar a imobilidade e a inconsequência das sucessivas administrações da APRUMA que só lançou a entidade no isolamento político e no esvaziamento de sua representatividade.
Célula do PROIFES no Maranhão

Trata-se de um organismo tipo célula que compõe a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil – PROIFES e que tem a Coordenação inicial confiada a comissão provisória composta pelos professores José de Ribamar Bezerra, Dimas Ribeiro e Cristiano Capovilla.

Na reunião os presentes debateram a criação da entidade e analisaram, debateram e por fim deliberam pela aprovação do Estatuto do PROIFES.

Além disso, foi definida a data da próxima reunião em que deverá ser aprovada a proposta de estatuto e fundação do novo Sindicato.

O forte aparelhamento partidário, a falta de representatividade e a estreiteza política fez com que os trabalhadores da UFMA virassem as baterias contra a direção da APRUMA.

“Queremos um sindicato que esteja presente e sintonizado com os anseios dos associados. Vamos fortalecer a luta e é nisso que acreditamos. E para isso lutamos.”, bradavam após o resultado da votação que aprovou procedimentos para a fundação da entidade que deve ocorrer nos próximos dias.

Nenhum comentário: