Sobretudo a turma que trabalha com a comunicação alternativa feita em empresas de TV e radiodifusão alternativos, jornais, escolas, parlamentos, Tribunais, Institutos, ONGs, Sindicatos e outros.
Há algum tempo participei de um Curso Nacional do Instituto Barão de Itararé em São Paulo. Por lá as presenças de radialistas e jornalistas ilustres, como Paulo Henrique Amorin, Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Clomar Porto e outros.
![]() |
Existem cavalos de tróia infiltrados no movimento |
Metalúrgicos de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a certa altura de uma aula sobre ‘Comunicação Sindical’, disse de maneira firme: “A Comunicação Sindical se dá como comunicação alternativa ou contra hegemônica, ou seja, está posicionada ao lado dos trabalhadores e dos movimentos sociais, na defesa de uma sociedade mais justa e culturalmente superior.”.
Mais à frente Clomar é mais preciso: “Uma mídia alternativa deve buscar quebrar o silêncio, refutar as mentiras e trazer à tona as verdades.”.
E isso tem sido feito por todos os que fazem um trabalho sério mesmo com a presença da violência torpe cometida por gente que atua sempre de maneira suspeita, na penumbra.
Os ataques mais radicalizados normalmente vem daqueles que querem intimidar os profissionais com o intuito de pôr fim a noticiários que possam prejudica-los. Em alguns casos chegam a ser sorrateiros e até mesmo criminosos.
Tal intimidação se dá de forma explícita com ameaças, chantagens e até mesmo assassinatos como já anunciados publicamente com inúmeros casos espalhados pelo Brasil e mesmo aqui no Maranhão.
Os profissionais, independente de tudo isso, devem continuar a fazer seu trabalho, pois tem a Lei ao lado deles e, sobretudo, o profissionalismo e o compromisso com a luta dos trabalhadores.
E, para acabar com esse clichê de que sempre que alguém quer agredir um profissional de comunicação costuma usar a expressão “Esse Radialistazinho!”, ou ainda “Esse jornalistazinho!” a resposta deve ser dada com mais trabalho ainda.
Preparem-se.
2 comentários:
Marden, parabens pelo trabalho que faz. Competência e conhecimento de causa é o que mostra que vc sabe o que faz. Estamos contigo.
Rapáz esse teu algoz tá maluco, hein meu irmão. Você é um camararada que merece todo nosso respeito e apoio. Se precisar de apoio estamos sempre por aqui. Valeu e não pare, pois ele não sabe seuqer o diz. É um doente. Abraço querido, marden.
Postar um comentário