15 de maio de 2014

Sem acordo com a Prefeitura, professores de São Luís podem decidir sobre greve nessa sexta-feira (16)

SINDEDUCAÇÃO

A Comissão de Negociação que trata da Campanha Salarial 2014 na Rede Municipal de ensino em São Luís não conseguiu chegar a um acordo com a Secretaria Municipal de Educação e a categoria pode decidir por paralisar suas atividades já a partir dessa sexta feira (16).

Mesa de Negociação: Frustração
A decisão será tomada em Assembleia convocada para acontecer às 08:30, na FETIEMA, com fim específico para decidir sobre o indicativo de greve já deliberado na última Assembleia Geral ocorrida há uma semana.

Na reunião participaram a Presidente do SINDEDUCAÇÃO, Professora Elizabeth Castelo Branco, A Diretora de Mobilização Sindical, Francinete Moura, a Presidente do Conselho Fiscal, Orfisa Surama e ainda os dois membros representantes da Base, professor Lima e Professor Leonel Torres.

A negociação empacou na proposta inicial da prefeitura de pagar o índice proposto pelo MEC estabelecido em 8,32% e de forma parcelada, com 6% a serem pagos já na folha de Maio e os 2,32% restantes a serem pagos apenas no mês de agosto retroativo a Maio.

Quanto aos direitos estatutários embora a SEMED garanta a implantação dos direitos já na Folha de Maio, sequer apresentou minuta na Mesa de negociação para confirmar o compromisso assumido com o Sindicato.

De acordo com a Comissão o Secretário ficou de enviar ainda hoje (15) à noite a minuta com as discriminações de como será feito o pagamento da regularização funcional, mas isso não fará muita diferença, pois no bojo da negociação a frustração é grande.

Elizabeth disse que “mesmo com a disposição da Comissão em fazer o diálogo correto e justo para conseguir o que é melhor para os trabalhadores e trabalhadoras, mesmo com a apresentação de dados e estatísticas positivas que pudessem garantir a ampliação da proposta financeira a ser paga aos trabalhadores da Rede, a negociação travou e não avançou mais que os 8,32% propostos.”.

Os membros da Comissão saíram da reunião frustrados com a postura da prefeitura e, dessa forma, o SINDEDUCAÇÃO não aceitou e não aceita a forma desrespeitosa e intransigente com que a luta dos trabalhadores foi tratada na Mesa e apresentará à Assembleia Geral que acontece nessa sexta feira (16) o que foi apreciado e negociado nas 05 rodadas de negociação para que a categoria decida qual o próximo passo a ser tomado.

“O que for decidido na Assembleia o Sindicato vai acatar e dar encaminhamento. Se for pela greve o sindicato vai planejar as ações sempre ao lado dos trabalhadores. Os trabalhadores estão livres para decidir de acordo com suas próprias consciências.”, destacou.

Para a Presidente do SINDEDUCAÇÃO a proposta apresentada pela prefeitura à categoria “é indefensável e só frustra a expectativa de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, pois em 2013 tivemos 9,5% de reajuste com os recursos próprios do FUNDEB e esse ano, mesmo com o aumento dos recursos ao invés de darmos um passo á frente retroagimos e isso é desmotivador.”.

A Presidente do SINDEDUCAÇÃO faz um chamado a toda a categoria para que compareça à Assembleia nessa sexta-feira, ás 08:30, na FETIEMA, para que “os professores e professoras votem de forma coletiva e de acordo com suas próprias consciências, pois todos tem parcela de responsabilidade nesse processo. Vamos construir isso com união e sentimento de garantir aquilo que achamos correto para todos e todas. Vamos à luta.”.

Nenhum comentário: