9 de maio de 2014

SINDEDUCAÇÃO aprova indicativo de Greve e pressiona governo para apresentar proposta clara para a categoria

SINDEDUCAÇÃO

Centenas de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de São Luís decidiram em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo SINDEDUCAÇÃO por aprovar indicativo de greve na Rede Municipal de ensino.

Professores e Professoras aprovam indicativo de Greve
Por ser apenas um indicativo de greve a decisão será apreciada e deliberada em nova Assembleia com pauta específica a ser convocada para acontecer no dia 16 de Maio.

De acordo com a Presidente do Sindicato, Professora Elizabeth Castelo Branco, a proposta do SINDEDUCAÇÃO é “garantir o direito de manifestação dos trabalhadores obedecendo aos prazos legais estabelecidos na legislação de greve e também no que estabelece o Estatuto do nosso Sindicato para que a categoria não seja induzida ao erro e saia prejudicada, caso a prefeitura entre com pedido de liminar solicitando com base na lei a ilegalidade da greve por intransigência e falta de cumprimento dos prazos legais.”.

O Estatuto define prazo de cinco dias úteis para a convocação de Assembleia Geral e ainda diz expressamente que a convocação deve ser feita com pauta “específica” para a decretação ou não de Greve na Rede Municipal.

Professora Elizabeth conversa com os trabalhadores
A presidente da entidade destaque ainda que “o SINDEDUCAÇÃO e sua diretoria atua com base na verdade e na legalidade para que a defesa dos interesses dos trabalhadores seja feita de forma correta e ao mesmo tempo responsável.”.

Segundo a presidente a ideia é que “agindo dessa forma a categoria de profissionais de educação de São Luís vai se sentir representada de forma legítima pelo sindicato diante de decisões tomadas como a que foi decidida aqui de forma coletiva pela Assembleia deliberando pelo indicativo de greve.”.

Elizabeth destaca também que a SEMED São Luís enviou um Documento ao Sindicato na véspera da Assembleia onde assume de forma resumida em 04 pontos o “compromisso em implementar os direitos estatutários estabelecidos nas prioridades apresentadas nas reivindicações do SINDEDUCAÇÃO”, como a Progressão Horizontal 2014, os Adicionais de Difícil Acesso, a Titulação e ainda a Progressão Vertical de 2013. O Documento não trata nada sobre proposta de reajuste diferente dos 3% até então apresentado em Mesa de Negociação pela prefeitura e já de conhecimento da categoria.

A sindicalista cobra que “a proposta da SEMED seja objetiva, com datas de quando vai ser pago, de que forma será pago e se vai existir retroativos, pois os trabalhadores têm direito também aos retroativos.”, disse Elizabeth, ressaltando que mesmo com indicativo de greve já aprovado vamos aguardar a reunião solicitada para ocorrer na segunda feira (12), às 16:00, onde segundo a sindicalista “o governo apresente proposta plausível, responsável e não a vergonhosa proposta dos 3%.”.

Trabalhadores atentos à Assembléia
O SINDEDUCAÇÃO sai da Assembleia reforçado e com o apoio da categoria para que o indicativo de greve aprovado seja decidido na próxima Assembleia Geral que será convocada de imediato para o próximo dia 16 de Maio, obedecendo, como propôs o Sindicato, à legislação para que se garanta a legalidade de todo o processo.

Ao final da Assembleia a Presidente do SINDEDUCAÇÃO reforçou o convite à categoria e convocou “todos e todas as professoras da Rede Municipal de Ensino de São Luís para a próxima Assembleia (dia 16) para que nós possamos decidir em conjunto. Confiem no SINDEDUCAÇÃO e em sua Direção, pois buscamos a unidade da categoria para garantir resultados satisfatórios. Temos que estar imbuídos desse propósito com o intuito de garantir o que é melhor para nós. E só vamos conseguir o resultado positivo que esperamos se todos participarem e decidirem de forma coletiva.”, concluiu a professora Elizabeth Castelo Branco.

Nenhum comentário: