11 de maio de 2014

Atenção, Radialistas! Em Audiência Pública, Fitert reivindica aposentaria especial aos profissionais de Radiodifusão

PLATAFORMA SINDICAL

Expectativa da Federação é que o PLC nº 323/13, entre na pauta e seja aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara

Rádio freqüência dos transmissores, peso das câmeras e problemas de saúde vocal são alguns dos argumentos apresentados pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert),em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, no dia 29 de abril, em Brasília, para reivindicar a aposentadoria especial aos radialistas, conforme propõe o PLC nº 323/2013, que tramita na casa.

Participaram da audiência requerida pelo deputado Antônio Brito (PTB-BA), o diretor do Departamento do Regime Geral do Ministério da Previdência Social (MPS), Rogério Constanzi; a especialista em Enfermagem do Trabalho que representou a Fitert no debate, Anadergh Barbosa de Abreu Branco; o coordenador geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita Huet Machado e o secretário de Políticas de Previdência Social do MPS, Benedito Adalberto Brunca.
As apresentações tiveram início quando o deputado Antônio Brito assumiu a presidência da audiência, praxe da comissão que entrega a presidência da sessão ao requerente da Audiência Pública.

A primeira exposição foi do representante do Ministério da Saúde, Jorge Machado. Sua fala veio de encontro ao que defende a Fitert. Machado levantou a questão das condições do trabalho de rua relacionados à violência que estão submetidos também os radialistas. “Esse é um crescente agravo como problema de saúde pública e precisa ser observado com seriedade”, considera.

A especialista em Enfermagem do Trabalho, Anadergh Branco, que é Doutoura em Medicina, apresentou vários dados referentes às doenças mais comuns entre os trabalhadores e chamou atenção para a faixa etária. Segundo os dados apresentados, os trabalhadores estão se ausentando do trabalho cada vez mais cedo, por conta de doenças inerentes à profissão. A especialista lembra que as pessoas só veem o glamour dos trabalhadores em rádio e televisão. “Ninguém se preocupa com o que está por trás da imagem e do som, não encaram como atividade profissional”, alerta.

Anadergh que falou em nome dos radialistas representados pela Fitert disse que os dados os dados apresentados não são novidade. “Estes são dados públicos há mais de 20 anos”, comenta e vai além: “Vamos acabar com uma legião de pessoas muito vulneráveis em relação à saúde”, complementa.

Representando o MPS, Rogério Constanzi apresentou um panorama da evolução histórica sobre as aposentarias especiais do MPS. Em sua opinião o tema das aposentadorias especiais requer uma discussão complexa e não fragmentada, tanto que existem mais de 100 projetos de lei que concedem aposentadoria especial a um conjunto amplo de categorias. “Não podemos perder de visa à questão da prevenção e da melhoria das condições de trabalho, não é só a reparação que é importante. Além disso, é preciso discutir também o financiamento da aposentadoria especial”, conclui.

Defesa da categoria

O coordenador da Fitert, José Antônio Jesus da Silva, mais conhecido como Zé Antônio, reafirmou o quanto o PLC em debate vai incidir em qualidade de vida e garantia de saúde dos radialistas. Também agradeceu a oportunidade de debater o tema, e aos deputados que apoiam as reivindicações da Fitert. Em sua análise, a expectativa de toda a categoria é que o PLC nº 493/13 entre na pauta e seja aprovado pela CSSF. “Vamos acompanhar a tramitação e articular junto a nossa base para que o PLC seja aprovado”, relata.

Em suas considerações finais Zé Antônio, não esqueceu da situação de violência atual à que os trabalhadores estão sujeitos no dia a dia. “Temos várias frentes de trabalho na câmara como o piso salarial, a carteira nacional dos radialistas, e também a questão da violência nos trabalhos de rua”, enumera.
Também acompanharam a audiência pública representando a Fitert, a secretária de Política da Mulher, Celene Lemos; o secretário de Política Sindical, Antônio Fernando Cabral Ferreira, o secretário de Saúde e Segurança no Trabalho, Valdeci Rodrigues Moraes, além de representantes de sindicatos profissionais do rádio e TV.

Fonte: FITERT

Nenhum comentário: