13 de maio de 2014

Negociação da Campanha Salarial avança e SINDEDUCAÇÃO confirma Assembléia Geral para dia (16)

SINDEDUCAÇÃO

Elizabeth, Leonel e Geraldo Castro
A quarta rodada da Mesa de Negociação setorial com os profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Luís ocorrida ontem (12), na Sede da Secretaria Municipal de Educação deu um passo à frente.

A reunião contou com as presenças da Presidente do SINDEDUCAÇÃO, professora Elizabeth Castelo Branco, da Diretora de Políticas Educacionais do SINDEDUCAÇÃO, Professora Márcia Dutra, do Chefe da Assessoria Jurídica do SINDEDUCAÇÃO, Advogado Antônio Carlos Araújo, e ainda dos dois representantes da Base, Professor Lima e Professor Leonel Torres.

Na reunião foi reafirmado pelo Secretário o compromisso da gestão atual em implantar os direitos estatutários já na Folha de Maio de 2014. Com relação ao reajuste salarial a prefeitura apresentou nova proposta, considerando o índice apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) de 8,32%, onde a prefeitura pagaria 6% agora já em Maio e mais 2,32% em agosto retroativo também a Maio.

A Mesa de negociação decidiu então solicitar ao Secretário a comprovação de que os direitos já estariam implantados em Folha por meio de Documento Oficial para ser levado aos trabalhadores na Assembléia. A Comissão solicitou também que embora tenha havido avanço, a Secretaria poderia pensar mais um pouco sobre a proposta de reajuste, sobretudo quanto ao parcelamento.

“Falamos ao Secretário que uma nova proposta deveria ser apresentada na quarta feira (14) numa 5ª rodada de negociação para apreciação da Mesa. O Secretário aceitou e estamos aguardando.”, destaca a professora Elizabeth.

A luta é para garantir direitos

O novo índice demonstra que a luta dos profissionais de ensino por meio do SINDEDUCAÇÃO sempre foi é justa. O Sindicato reconhece um avanço importante na Mesa de Negociação já que o gestor admite que os 3% oferecidos no início da Campanha Salarial não seria digno para a categoria. “prefeitura recuou e isso é bom para todos, sobretudo para os trabalhadores.”, disse Elizabeth.

Presidente Elizabeth Castelo Branco
A garantia da regularização funcional de mais de 03 mil profissionais de educação da Rede de São Luís é outro ponto a ser destacado. Serão 301 professores e professores que receberão as Titulações, outros 224 a Progressão Vertical, 124 a Gratificação por Difícil Acesso e algo em torno de 2500 professores e professoras que seriam beneficiados com a Progressão Horizontal.

“Precisamos ser racionais na hora certa e pensar no conjunto da negociação. Não estamos apenas defendendo reajuste Salarial. Temos uma pauta sendo negociada e vamos ver o que foi garantido e o que não foi sem partidarismos ou embates políticos e ideológicos.”, ressalta a dirigente sindical.

Elizabeth destaca ainda que “a luta do SINDEDUCAÇÃO é pela garantia de que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos e que todos tenham acesso. A proposta a princípio faz avançar a negociação, sobretudo com relação aos direitos a serem implantados e a nova proposta de 8,32%, já diferenciada dos 3% inicialmente propostos.

Assembléia convocada para dia 16

O SINDEDUCAÇÃO confirma a convocação da Assembléia Geral da categoria em edital para o próximo dia 16 de Maio, a partir das 08:30, na FETIEMA para tratar o assunto. “Vamos decidir juntos com a categoria sobre o que é melhor para todos. Estão todos e todas convocados.”, conclama a Presidente do Sindicato.

Nenhum comentário: