24 de maio de 2014

Flávio Dino se reúne com população dos Tabuleiros São Bernardo

O incentivo à agricultura do Maranhão foi o ponto de destaque da visita do movimento Diálogos pelo Maranhão aos Tabuleiros São Bernardo. Ao lado de outras lideranças estaduais e da região de Araioses e Magalhães de Almeida, o pré-candidato a governador Flávio Dino (PC  doB) visitou o projeto de irrigação para o Baixo Parnaíba, que devia abranger 5 mil hectares, mas só atende 178 hectares atualmente.
Flávio Dino e uma multidão 

Dino visitou todos os setores que compõem os Tabuleiros São Bernardo – projeto do governo federal iniciado na década de 1980 para irrigação e plantação por produtores agrícolas no Maranhão. Em diálogo com representantes da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo de Magalhães de Almeida (MA), Flávio Dino tomou conhecimento das necessidades das famílias que vivem na região.

Em visita às plantações de banana, mamão, goiaba, mandioca, coco, caju, entre outros, Dino e outras lideranças políticas do Maranhão discutiram com a população residente nos Tabuleiros formas de aumentar o perímetro produtor e investir no desenvolvimento da agricultura do Maranhão.

Após as visitas às plantações, às instalações do maquinário do projeto e reuniões com representantes dos Tabuleiros, Flávio Dino falou do exemplo que o projeto dá a todo o Maranhão sobre a vocação que o estado tem para o desenvolvimento.

Dos 5 mil hectares aptos para produção, apenas 178 são utilizados devido ao abandono do projeto e a população residente na região apresentou uma lista de prioridades para que a região produza com maior intensidade. Ente elas, estão o fornecimento de energia sem interrupção (que influencia diretamente na produção), a construção de casas para as famílias da área e o plano de operação e manutenção voltar a ser ativado pelo governo do estado.

“Com rios perenes, o Maranhão pode produzir mais alimentos para sua própria população. Mas o governo do estado não pode se furtar de sua responsabilidade e simplesmente diminuir o orçamento da agricultura, como aconteceu este ano,” disse o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Ações possíveis

Ao acompanhar de perto a produção e as dificuldades enfrentadas pela população residente nos Tabuleiros São Bernardo (entre Magalhães de Almeida e Araoises), Flávio Dino recebeu das mãos do presidente da Associação o requerimento com reivindicações dos pequenos produtores da região. “Vamos fazer um pacto de solidariedade. Vocês podem contar que serei um defensor dessa causa para o Maranhão,” disse Flávio Dino.

E citou como exemplo um projeto semelhante ocorrido na cidade de Petrolina, em Pernambuco, que a partir de um grande projeto de irrigação pode exportar manga e uva para outros países, gerando cerca de 250 mil de empregos diretos e indiretos.

Segundo Dino, caso toda a área desapropriada pelo governo federal para a plantação seja utilizada, 10 mil maranhenses seriam empregados diretamente no setor agrícola e, em empregos indiretos, seriam gerados outros 40 mil – totalizando 50 mil postos de trabalho para maranhenses em seu próprio estado.

O destaque dado à valorização da agricultura e à geração de emprego e renda para maranhenses significa também a diminuição do êxodo de maranhenses para outros estados em busca de oportunidade de trabalho, tema recorrente nos debates do movimento Diálogos pelo Maranhão ao longo de quase um ano.

“Não podemos conviver com tanta riqueza perdida em nosso estado. Ao mesmo tempo que foram instalados maquinários, feitas grandes obras pelo governo federal, a gente pode ver que faltam coisas básicas como energia elétrica constantemente. OO governo do estado precisa dar sua parcela de contribuição e não apenas esperar pela atuação do governo federal,” disse Dino.
Os deputados Rubens Pereira Jr e Simplício Araújo também se comprometeram em reunir esforços na ajuda à população dos Tabuleiros a partir de ações articuladas junto ao Governo Federal e ao Departamento Nacional de Obras de Combate às Secas (DNOCS) para solucionar com brevidade as necessidades mais básicas da região.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região do Baixo Parnaíba também relataram o encaminhamento do projeto nos últimos anos. A comitiva foi comporta também pelo vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB),os deputados federais Domingos Dutra (SDD) e Simplício Araújo (SDD) e do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

Nenhum comentário: