30 de janeiro de 2014

Empresa Brascopper dá calote, não quer negociar e trabalhadores decidem por estado de greve por tempo indeterminado

Trabalhadores metalúrgicos da metalúrgico Brascopper, liderados pelo Sindicatos dos Metalúrgicos de São Luís, SINDMETAL, paralisaram nessa 5ª Feira (30) as atividades da empresa por pelo menos duas horas e meia.

Empresa é acusada pelos trabalhadores de maus tratos
A empresa está localizada no Distrito Industrial de São Luís e trabalha com alumínio líquido fornecido pela Alumar/Alcoa.

A paralisação acabou por durar 8 horas em função do corte no fornecimento de alumínio líquido da ALUMAR para a metalúrgica. Tal fato não era esperado pelo sindicato, pois a ideia inicial era fazer a paralisação com o tempo de duas horas e meia.

Com a atividade de produção parada por conta da falta do alumínio líquido a empresa não teve outra alternativa a não ser dispensar seus trabalhadores durante todo o dia.

O Blog apurou que o objetivo foi cobrar da administração da empresa e mostrar à sociedade e às autoridades as práticas perversas da empresa como demissões irregulares e atrasos de pagamentos.

Os trabalhadores exigem também que a Brascopper resolva pendências e irregularidades trabalhistas como atraso no pagamento de verbas rescisórias, férias, multas e FGTS.

José Maria Araújo, Presidente do SINDMETAL
O Presidente do SINDMETAL, José Maria Araújo, entrou em contato agora a pouco com o Blog para informar que a empresa sentiu a pressão dos trabalhadores mas não recebeu a Comissão do Sindicato para negociar. O sindicalista disse que a empresa limitou-se a emitir uma ‘Carta Resposta’ tratando dos pontos pendentes com os trabalhadores para evitar outra mais que possível paralisação.

Essa forma de agir mostra o destrato com os trabalhadores e deixou a turma mais ainda indignada.

José Maria Araújo destacou que independente do fato de a empresa emitir ou não a tal ‘Carta Resposta’ os trabalhadores já decidiram decretar “estado de greve por tempo indeterminado” até a empresa garantir a resolução de todas as pendências com os profissionais metalúrgicos.

O Presidente do SINDMETAL ressalta ainda que essa decisão deve-se ao fato de o Sindicato já ter tentado negociar com a empresa por diversas vezes, mas a mesma informou que não há previsão para regularizar as pendências.

Dessa forma é que, unidos em torno do SINDMETAL, os trabalhadores “Exigem respostas urgentes da gerência local e da matriz em Ribeirão Preto (SP).”, enfatizou José Maria Araújo emendando que o Edital com decretação do estado de greve será publicado em jornal do Maranhão nessa sexta feira (31).

Nenhum comentário: