9 de janeiro de 2014

Wikileaks mantém em seu site informações sobre "ativos" da governadora nas Ilhas Caimã

Ao pesquisar dados para uma matéria sobre contas em ilhas fiscais do mundo inteiro, o Blog buscou junto ao site Wikileaks informações que pudessem permitir iniciar por ali os levantamentos para a matéria.

O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, com sede na Suécia. E tem ajudado o mundo publicando documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

Print da página do Wikileaks com a informação


Pimba!!!

O Blog depara-se com informação curiosa sobre a governadora do Estado do Maranhão, em negócios nas Ilhas Caimã, como afirma o próprio Wikileaks.

As informações postadas no site estão no link   http://wikileaks.org/wiki/Bank_Julius_Baer:_Brazilian_Senator_Roseana_Sarney_estimated_USD_150M_in_Caymans,_1999 . 

São rápidas mas levantam dúvidas ao próprio site sueco quanto à movimentação financeira ali detectada. 

A curiosidade começa pelo título e o montantes ali envolvidos estimados pelo menos 150 milhoes de euros em movimento.

Em seguida a Nota afirma entre outras coisas que “Autoridades brasileiras pode estar curioso para saber mais sobre o conjunto de empresas interligadas e relações de confiança estabelecidas por um advogado do Rio de Janeiro chamado José Brafman.”. ( Os erros de português são por conta da tradução automática).

A Nota continua e esclarece também que os “arquivos” são “arquivos de ligação dos ativos via Brafman, Antrade a Roseana Sarney, membro do Senado brasileiro, filha de um ex-presidente.”.

Mais adiante a denúncia do Wikileaks ao mesmo tempo aproveita para ressaltar que o próprio “Senador Sarney pode muito bem ter uma explicação perfeitamente boa para os fundos offshore”, mas o site faz questão de deixar claro que “esses podem lhe dar mais dor de cabeça com as autoridades fiscais brasileiras, presume-se.”.
As informações constam desde o ano de 2009 no site e teriam sido fornecidas pelo Banco Suíço Julius Baer.
Veja abaixo o texto integral da Nota do Wikileaks:

Bank Julius Baer: Brazilian Senator Roseana Sarney estimated USD 150M in Caymans, 1999

Data de lançamento
05 de marco de 2009
Resumo
Autoridades brasileiras pode estar curioso para saber mais sobre o conjunto de empresas interligadas e relações de confiança estabelecidas por um advogado do Rio de Janeiro chamado José Brafman. Os arquivos de ligação dos ativos via Brafman, Antrade a Roseana Sarney, membro do Senado brasileiro, filha de um ex-presidente. Ela era um possível candidato para se tornar presidente do Brasil nas eleições de 2002. Infelizmente, ela foi forçada a demitir-se em um escândalo de corrupção depois que a polícia invadiu sua casa e descobriu $ 570.000 em dinheiro sem explicação. Senador Sarney pode muito bem ter uma explicação perfeitamente boa para os fundos offshore mas esses podem lhe dar mais dor de cabeça com as autoridades fiscais brasileiras, presume-se.
Estas são os registros de confiança do banco suíço Julius Baer para a conta.
O tamanho do arquivo em bytes
647872
Informações sobre o tipo de arquivo
Dados de arquivo Zip, pelo menos v2.0 para extrair
Identidade criptográfica
SHA256 051bf36855ff54485b814d2eb353c529142a726a370534e44d12f3ab116e323e

Nenhum comentário: