23 de janeiro de 2014

Vitória! Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, assina Acordo nos Autos para que o SINTSEP devolva recursos retirados dos trabalhadores em educação


Assinado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Maranhão, Júlio Pinheiro, o acordo proposto pelo SINPROESEMMA ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Maranhão, para que o valor do imposto sindical, descontado irregularmente para o Sintsep, seja devolvido aos professores, especialistas e servidores públicos da educação básica estadual em 48 horas.

A assinatura do acordo aconteceu na manha desta quarta-feira (22), na sede do SINPROESEMMA. Além de Julio Pinheiro , assinaram o documento o presidente do Sintsep, Cleinaldo Lopes, e os advogados dos dois sindicatos.

Júlio Pinheiro, Presidente do SINPROESEMMA
Pinheiro explica que o acordo será encaminhado a 1ª Vara da Fazenda Pública para ser anexado aos autos do processo e que, após isto, deverá ser dado um prazo de 48 horas para que os valores tributados sejam estornados às contas dos trabalhadores da educação. “O acordo é sempre a melhor solução, evita o caminho judicial, que seria mais demorado e desgastante para todos”, pondera Julio Pinheiro.

No quinto termo do acordo, as partes concordam que “seja realizada a imediata devolução dos valores a titulo de contribuição sindical anual, relativos aos exercícios fiscais de 2011, 2012 e 2013, mediante simples credito em conta-salario, de todos os professores públicos, especialistas em educação publica e servidores públicos da educação básica do Estado do Maranhao,

Segundo informações contidas no próprio acordo, a Secretaria de Estado de Previdência e Gestão teria efetuado o desconto, mas não repassou toda a quantia ao Sintsep, excluindo do repasse os valores relativos à bitributação, estando tais valores sob a custódia do Estado.

“Felizmente, chegou-se ao consenso com a assinatura do acordo, que garante a devolução dos recursos descontados indevidamente dos educadores”, comemora Júlio Guterres, secretario de Imprensa e Divulgação do SINPROESEMMA e presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MA).

O ultimo termo do acordo prevê que as partes terão nova negociação sobre a “contribuição sindical anual dos atuais integrantes dos cargos do subgrupo Apoio técnico, Apoio Administrativo e Apoio Operacional por ventura lotados na Secretaria de Estado da Educaçao, na data do acordo, para o exercício financeiro de 20114”.

Fonte: sinproesemma

Nenhum comentário: