18 de janeiro de 2014

Milhares de Trabalhadores em Educação de todo o Brasil propõem Moção de Repúdio contra oligarquia Sarney

2.500 trabalhadores e trabalhadoras em educação reunidos em Brasília
Não está fácil a vida para a oligarquia Sarney. O Brasil inteiro reage aos absurdos provocados pelo grupo liderado pelo Senador José Sarney há mais de 47 anos no Maranhão.

Durante o 32º Congresso Nacional da CNTE educadores de todo o Brasil devem aprovar Moção de repúdio contra as aberrações da oligarquia no estado.

Sem rodeios a Moção deixa claro o repúdio dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de todo o Brasil e detona: “repudiamos o governo Roseana Sarney no Maranhão, pela negligência histórica pela falta de investimentos na Segurança Pública do Estado, resultando na situação caótica de desrespeito aos direitos humanos no presídio de Pedrinhas em São Luís.”.

A proposta deve ser apreciada e votada no domingo (19), durante a Plenária final do Congresso da CNTE, em Brasília.

Veja abaixo conteúdo na íntegra:

"MOÇÃO DE REPÚDIO"

Nós Delegados e Delegadas do 32º Congresso da CNTE – Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Educação – repudiamos o governo Roseana Sarney no Maranhão, pela negligência histórica pela falta de investimentos na Segurança Pública do Estado, resultando na situação caótica de desrespeito aos direitos humanos no presídio de Pedrinhas em São Luís.

É sabido que o sistema carcerário brasileiro passa por um momento de extrema dificuldade estrutural pela falta de políticas públicas que deem conta de ressocializar os detentos e em última instância garanta a dignidade da pessoa humana. Contudo, a situação no Maranhão é agravada por décadas de domínio político da família Sarney que impõe ao povo maranhense os piores índices sociais do país, refletindo diretamente na barbárie vista por todos os brasileiros nos últimos anos com maior intensidade nas últimas semanas quando somente em 2013, sessenta e dois detentos foram assassinados dentro do principal presídio do Estado, sendo que cerca de dezenove sofreram decapitações, com a violência chegando às ruas de São Luís, onde ônibus foram incendiados resultando na morte de uma criança em função de fortes queimaduras.

O caos no Maranhão tomou dimensões internacionais tendo levando inclusive a OEA e a ONU a se manifestarem exigindo investigação e uma solução contundente ao governo brasileiro sobre os episódios de Pedrinhas.

Em face dessa realidade nós delegados e delegadas do 32º Congresso da CNTE assinamos essa nota de repúdio: ... "

Nenhum comentário: