11 de janeiro de 2014

Porque a oligarquia teme o PSDB com a oposição?

Ao mesmo tempo em que ataca a oposição por aproximar-se do PSDB o grupo Sarney flerta vorazmente com o tucanato.

Complicado, porém, simples
Análises dão conta, sobretudo diante dos graves acontecimentos que agitam o estado, que fica cada vez mais distante as chances de eleição de um candidato ligado à oligarquia Sarney em Outubro de 2014.

Se a eleição fosse hoje Luís Fernando (nome ‘empurrado’ pelo grupo) não teria a menor chance.

Aliás, não se sabe ao certo se será mesmo LF. De qualquer forma, a essas alturas, pode vir quem vier, a seta aponta para o mesmo resultado: derrota do grupo Sarney.

Flávio Dino e um grupo de homens e mulheres do estado, de maneira muito correta e responsável, tem se desdobrado para criar a mais ampla unidade, pois sabem que a união de amplas forças políticas, econômicas, culturais e espirituais do Maranhão pode resultar, concretamente, sem determinismos ou tautologias, na vitória da oposição na eleição para o governo do estado.

O PSDB local compõe o espectro das referidas forças oposicionistas.

A ideia é que devam sim, compor com a oposição. De uma maneira ou de outra.

O partido vive um racha interno gigante, é verdade, precisamente em função da disputa sobre qual palanque o partido deverá subir.

Oligarquia em 'xeque'
Há frentes de diálogos que partem 'de' diferentes e 'para' diferentes direções. Tanto FD quanto LF.

Natural, pois a estes cabe a disputa pela posse do ‘pêndulo’, mas, com um detalhe curioso.

Caso fique na oposição e conseguir fechar com os tucanos essa equação, a eleição ganha reforço importante que pode levar FD à eleição logo em primeiro turno.

No entanto, sem exageros, o contrário não é verdadeiro.

A oligarquia sabe disso e tenta melar de todas as formas qualquer sinal que conduza a uma ação mais orgânica dos setores do PSDB local dispostos a compor a coalizão de oposição.

Sarney sabe que mesmo com o PSDB orientando nacionalmente, a ‘tucanada’ é rebelde, sobretudo com a possibilidade de derrota do candidato tucano.

Esse é o cenário que, confirmado, pode destensionar o ambiente exclusivista e patrimonialista do Maranhão e ainda regenerar o tecido político do estado.

Sem dúvida a oligarquia está com medo.

E o maior medo desse pessoal é o golpe de misericórdia preparado pelas amplas massas populares, democráticas, nacionalistas e patrióticas que não tarda, antes como se vê, prestes a ser consumado.

Nenhum comentário: