14 de janeiro de 2014

Professor Williandickson Garcia escreve ao Blog sobre Gestão e Segurança Pública

O Blog destaca abaixo opinião do Professor de história Williandickson Garcia, sobre a questão da gestão e da segurança pública no Maranhão.

Boa leitura!


Professor Williandickson Garcia, é Presidente do SINPROVIANA
e Diretor de Formação Sindical do SINPROESEMMA
FALTA DE GESTÃO LEVA O CAOS À SEGURANÇA PÚBLICA NO MARANHÃO

Por: Williandickson Garcia *

Vamos aqui fazer algumas reflexões e constatações sobre o caos gerado na segurança pública no Estado do Maranhão. Primeiro é preciso partir da barbárie ocorrida no ano de 2013 no nosso Estado. São mais de 60 homicídios no sistema carcerário do Maranhão. Mas como chegamos a esse nível de atrocidades e violência em nossas penitenciárias e centros de detenção?

Primeiro, apontamos para o que já é fato consumado: a super lotação. Mas o que acrescentamos é que essa causa fora agravada em virtude da gestão equivocada na Secretaria de Justiça. Descumprindo a legislação, a secretaria coloca os presos vindos do outros municípios diretamente no sistema penitenciário, sem fazer a triagem necessária e averiguar o seu histórico, para avaliar onde colocá-los. Era necessário esperar a decisão judicial, nesse ínterim, fazer a devida avaliação.

Segundo, a falta de perspectiva do detento. Aqui avaliamos a falta estrutura e organização do Estado. O detento, sem perspectiva de saber como está seu processo, sem saber quando poderá sair, leva-o ao desespero, para ele viver ou morrer tornam-se faces de uma mesma moeda, é indiferente. E onde está o Estado que muitas vezes não sabe nem o nome dos detentos que estão lá há vários anos?

Chegamos a falência do estado. E esta constatação é verificada a partir de um pressuposto: A falta de gestão pública por parte do executivo estadual. Não há nenhum planejamento, e o que é pior, não há respostas para o caos generalizado no nosso estado. As coisas não são feitas, não há entendimento por parte das secretarias estaduais, que mais parecem concorrentes do que aliados dentro do mesmo sistema. Impávida e indiferente às tragédias ocorridas no Maranhão, esse é o comportamento da governadora Roseana Sarney, que não tem iniciativa e pensa exclusivamente na manutenção do poder.

E para que? Para perpetuar o estado de barbárie, de péssimos indicadores sociais. Onde as principais vítimas estão entre a população mais carente. E ficamos, como sugeriu o professor Wagner Cabral, a esperar, tecendo de destecendo o manto, como Penélope, aguardando o retorno de Ulisses, na esperança de que o nosso estado será um estado mais justo e melhor. Um Maranhão que cresça e cada maranhense possa compartilhar desse crescimento; um Maranhão de todos e não de uns poucos!

* Diretor de Formação do SINPROESEMMA e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Viana - SINPROV

Nenhum comentário: