4 de outubro de 2012

Debate da Globo na TV Mirante é só pra cumprir tabela no certame eleitoral

Sim. Hoje tem debate na TV Mirante entre os candidatos a prefeito em São Luís do Maranhão.

Marcado para as 23:00h, reunirá seis dos oito candidatos ao Palácio de La Ravardière: Haroldo Saboia, João Castelo, Tadeu Palácio, Washington Oliveira, Eliziane Gama e Edivaldo Holanda Júnior.

Edinaldo Neves e Marcos Silva ficaram de fora do debate por não preencherem requisitos impostos pela própria realizadora do debate. Na mediação um conhecido de
todos os ludovicences convidado especialmente: o jornalista Tonico Ferreira, da filial da Rede Globo, em São Paulo.

Os candidatos falarão em torno de 15 temas como orçamento municipal, saúde, creche, educação, mobilidade urbana (transporte, trânsito e pavimentação), cultura, segurança pública (inclui iluminação), lixo, saneamento básico, esporte e lazer, plano diretor (inclui ordem urbana), turismo, emprego, meio ambiente e habitação. No entanto, três destes serão excluídos através de sorteio.

A cidade espera o debate. Mas será se esse debate reserva surpresas que possa alterar o rumo da eleição?

Com os números postos à mesa apresentados pelas pesquisas eleitorais a ‘parada’ está consolidada e tende a garantir um segundo turno entre Castelo e Edivaldo.

Na verdade, os debates preenchem-se de muita expectativa. Mas para aí. Raramente acontece algo que altere o resultado da eleição. É mais uma ritualística, necessária, ao bom desempenho da eleição.

Após, ou mesmo durante o debate, aquilo que era é para ser um espaço democrático onde os candidatos digladiam entre si, acaba sendo esvaziado pela quantidade de candidatos, pouco tempo disponibilizado pelas emissoras, regras quase sempre cansativas, e por aí vai.

Como disse antes, é muita expectativa pra pouco resultado. Particularmente serve para ajudar setores de ‘indecisos’ a sair de cima do muro. E só.

Aqui em São Luís criou-se o mito de que Flávio Dino perdera a eleição em 2008 para Castelo por conta do debate. Ledo engano criado a partir da maldade humana na política e de analistas de calça curta.

Da mesma forma tentam agora impor a qualquer custo uma imagem distorcida de Edivaldo Holanda Júnior. A tese dos tresloucados é de que Edivaldo não teria preparo e equilíbrio suficientes para manter os nervos no lugar na hora do aperto no debate. E mais. Que Edivaldo estaria sendo ‘preparado’ para o debate.

Ora. Como se os outros candidato também assim não o fizesse. Tentam esconder o quê? Edivaldo cresce e lidera pesquisas importantes, tem programa de governo na qual acredita e que fora construído a várias mãos, tem presença de rua e de palco marcantes, cumprindo extensa agenda de campanha, visitando cada palmo de São Luís como fez Flávio Dino em 2008.

São Luís aprendeu com o erro e quer corrigir.

Edivaldo ao contrário de alguns candidatos sabe o que diz e, sobretudo, acredita no que fala. Está naturalmente preparado para enfrentar qualquer candidato.

Ademais, falando francamente, quem aí em sã consciência e sem maldades na cabeça acharia que o vereador por dois mandatos e Deputado Federal, Edivaldo Holanda Júnior, não estaria preparado para enfrentar mentes tão ‘sapientes’ quanto, por exemplo, as de Washington Oliveira, Haroldo Saboia ou mesmo do ‘ixpiriente’João Castelo.

Ora, me compre um bode.

Nenhum comentário: