28 de outubro de 2012

Edivaldo Holanda Júnior é o novo prefeito de São Luís.

O candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior, foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (28). Ele venceu o atual gestor, João Castelo Ratinho Jr (PSDB) no segundo turno da eleição municipal, e deve assumir o cargo pela primeira vez no ano de 2013. Holanda ratificou o resultado do 1º turno, quando também venceu 36,44% dos votos válidos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 93% das urnas apuradas, Holanda recebeu 56,05% dos votos, o que corresponde à aceitação de 260.164 eleitores. Castelo, por sua vez, recebeu 203.990 votos, totalizando 43,95%.

Antes da apuração, o prefeito eleito falou com a imprensa. "Foram quatro meses de campanha e eu quero agradecer à população de São Luís a forma carinhosa como recebeu as nossas propostas", destacou. A vitória de Edvaldo marca uma derrota para a família Sarney no estado, cristalizada na candidatura do adversário, João Castelo.

Edivaldo Holanda adotou como slogan de campanha no termo “mudança”, principalmente devido às críticas feitas à atual gestão municipal. Durante todo o primeiro turno ele esteve em segundo lugar, de acordo com a maioria dos institutos de pesquisas. No entanto, o resultado final apontou um resultado diferente. O petecista obteve 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de João Castelo, então líder na maioria das pesquisas.

Essa vitória no primeiro turno foi ratificada nas pesquisas seguintes. Todos os resultados divulgados pelos institutos apontaram o petecista como primeiro colocado.

Durante quase toda campanha neste turno, Edivaldo Holanda sofreu críticas de seu oponente. Uma delas, por ter recebido apoios como o do deputado federal Weverton Rocha (PDT). Os questionamentos feitos por João Castelo levaram Holanda à Justiça e por isso ele ganhou vários direitos de resposta nos programas eleitorais no rádio e TV do tucano.

Na última semana de campanha, as discussões foram pautadas após a divulgação em redes sociais de vídeo onde bombeiros e policiais militares manifestavam apoio ao candidato do PTC. João Castelo utilizou o tema em seus programas eleitorais e nos debates em que participou.

Com agências

Fonte: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: