28 de outubro de 2012

Segundo turno: mais de 31 milhões de eleitores voltam às urnas. Em São Luís São 678.070

A votação do segundo turno das eleições municipais, que vai ocorrer em 50 cidades brasileiras, envolverá, diz o IBGE, quase um em cada quatro eleitores brasileiros.

Ao todo, 31.725.967 eleitores estão aptos a votar neste segundo turno, que ocorre em 17 estados. No primeiro turno, a quantidade de pessoas aptas ao voto era 140.646.446. A contagem de votos nas urnas eletrônicas será feita pelos tribunais regionais eleitorais responsáveis pelas áreas. O TSE, por sua vez, centralizará a divulgação dos resultados. No Distrito Federal, onde não há eleição municipal, e nos estados onde não há o segundo turno, os tribunais regionais terão postos de justificativa de ausência de voto à disposição dos eleitores.


O leitor biométrico, tecnologia que permite a identificação do eleitor por meio das impressões digitais, estará disponível em três municípios no segundo turno: Curitiba (PR), Porto Velho (RO), e Jundiaí (SP). Ao todo, 1,7 milhão de eleitores serão identificados por meio da biometria, que garante mais segurança e impede fraudes.

Como no segundo turno o voto é somente para prefeito e não mais para vereador, o TSE informou que o tempo médio do eleitor na cabine deve ser menor do que no primeiro turno, quando ficou 40 segundos em média. No entanto, ainda não há estimativa a respeito desse número.

As regras para a votação são as mesmas do primeiro turno. A fim de identificar-se em sua seção, o eleitor deve levar o título e um documento com foto. Qualquer manifestação quanto à preferência política deve ser individual e silenciosa. É vedada a aglomeração de pessoas com bandeiras, broches, adesivos ou qualquer coisa que caracterize manifestação coletiva. Também é proibido fazer propaganda boca de urna.

Números do segundo turno das eleições municipais 2012:

Aptos a votar: 31.725.967

Candidatos a prefeito: 100

Municípios: 50

Estados: 17

Urnas eletrônicas: 96.140

Número de postos de justificativa: 1.185

sem considerar o Distrito Federal, onde há um posto disponibilizado pelo TRE-DF)..

Fonte: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: