24 de abril de 2013

Em Imperatriz, Trabalhadores em Educação do Estado manifestam-se na Praça de Fátima, Centro da cidade


Depois de ter o Estatuto dos Educadores alterado pelo governo, os professores do Estado entraram Greve.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) realizou atividades no primeiro dia na Praça de Fátima.

Os Trabalhgadores aproveitaram para lembrar que ao final da greve de 2011, foi feita uma mesa de negociação em que ficou acordado que o Estatuto seria construído pelo Sindicato e pelo Poder Executivo. Com o documento pronto, o Secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, realizou diversas modificações e tirou vários direitos dos educadores.


Para a professora Cláudia Maracaipe, a mobilização é fundamental como uma forma de “escancarar para a sociedade o descaso com que a classe está sendo tratada, com desprezo”.

Após inúmeras tentativas de diálogo, restou aos trabalhadores da educação sair das escolas e ganmhar as ruas na luta para que seus direitos sejam respeitados.

Durante o protesto o vereador Carlos Hermes, vice-diretor do Sinproesemma, resgatou sua trajetória no Movimento Estudantil e ressaltou a importância dos estudantes nestes espaços.

Para Jhonatan Moura, aluno do Graça Aranha, o apoio dos estudantes secundaristas à greve ajuda a pressionar o governo e diminui o tempo de paralização.

A previsão é de que os professores mantenham o posicionamento até obterem uma resposta concreta do Estado: “A greve só cessará depois que a governadora enviar para a Assembleia Legislativa o Estatuto que foi acordado nos anos de negociação”, garantiu Hermes.

Nenhum comentário: