29 de abril de 2013

Radialistas e FITERT denunciam "entidades fantasmas" que autorizam "falsos cursos" para formação de radialistas

A Fitert e seus sindicatos filiados vêm a público esclarecer que existe uma onda de entidades fantasmas apresentando falsos cursos para formação de radialistas em todo o território nacional. Assim, servimos-nos da presente para esclarecer que apenas as entidades regulamentadas na forma da lei e tendo os cursos para radialistas autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) poderão fornecer esta oferta de capacitação profissional para o ingresso no mercado de trabalho da categoria dos radialistas.

Diante disso, informamos que os interessados devem procurar os sindicatos ou a Fitert para obter informações sobre escolas ou institutos que estão autorizados a promover formação de radialistas.
A Fitert e seus sindicatos filiados não aceitam formação de radialista à distância, pois entendemos que esta não capacita nenhum trabalhador para o pleno exercício da atividade de radialista conforme previsto na lei 6.615/78 e seus decretos.
Ademais, estas instituições (FEBRAR, ABLAP, CURSO DE RÁDIO), entre outras não têm autorização do MEC e nem do MTE para a finalidade de formação profissionalizante.
Informamos ainda que a Fitert e seus sindicatos filiados estarão fazendo o levantamento de pessoas que estão atuando no mercado de trabalho de radialista com registro profissional obtido através destas instituições para tomarmos as providências legais. 
Por derradeiro, queremos salientar que é importante que os profissionais radialistas denunciem pessoas com registros fraudulentos ou obtidos à revelia da legislação.
A Fitert vem lutando junto ao Ministério das Comunicações, o Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério da Educação para a criação de cursos gratuitos para a formação de radialistas nos níveis médio (Curso Técnico) e superior (Radialismo ou RTV). 
Lembramos ainda que quem participa de situações fraudulentas comete também contravenção penal, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.
FITERT – Federação dos Radialistas. 
Fonte: Diretoria Colegiada

Nenhum comentário: