23 de abril de 2013

Estatuto do Educador: "Não podemos mais esperar", afirma Rubens Jr.

Os alunos da rede estadual de ensino estão sem aula desde hoje (23) e ainda não sabem quando terão as suas atividades escolares retomadas. A principal motivação da greve dos professores, por tempo indeterminado, é que desde 2011 os trabalhadores em educação pública aguardam o governo enviar o Estatuto do Educador para ser aprovado na Assembleia Legislativa.

A luta dos trabalhadores é uma bandeira defendida pela liderança da oposição que há alguns meses se reúne com a categoria e cobra do governo o envio do Estatuto. “Já aguardamos todos os prazos e não podemos mais esperar nenhum dia. Foi montado um grupo de trabalho para encontrar, em horas, a decisão definitiva sobre o Estatuto”, afirmou o líder da oposição Rubens Jr.
 
Depois de algumas reuniões e acordos feitos, o texto final acordado entre governo e sindicalistas foi modificado com mais de 30 artigos alterados. “O Estado passa vários meses com a proposta consensual engavetada e em vez de mandá-lo para o legislativo resolve mudar o texto”, disse Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma. 

Sem o consenso e aprovação do Estatuto, os trabalhadores anunciam greve por tempo indeterminado.

Além do Estatuto negociado e consensuado, os trabalhadores em educação pública reivindicam efetivação de 25 mil progressões, eleição direta para diretor da escola, correção do piso salarial, cumprimento integral da jornada extraclasse, realização de concurso público para preenchimento de vagas, equiparação salarial entre efetivos e contratados e melhores condições de trabalho.

(Assessoria Gabinete Deputado Rubens Pereira Jr.)


Nenhum comentário: