1 de abril de 2013

Presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, visita municípios da baixada maranhense

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, visitou, nos dias 23 e 24 de março, os municípios de Cajari, Pedro do Rosário e Matinha, na Baixada Maranhense. A iniciativa busca estreitar as relações com os trabalhadores e fortalecer a mobilização em torno da aprovação do Estatuto do Educador.


Na manhã do sábado, 23, o sindicalista participou de um encontro com os trabalhadores da educação de Matinha. Na ocasião, o dirigente apresentou as principais ações do sindicato no âmbito da rede estadual de ensino, como a mobilização para cobrar a aprovação do Estatuto do Educador, assim como prestou informações sobre as decisões judiciais de recomposição salarial dos governos Roseana Sarney (2000) e Zé Reinaldo (2002).

À tarde, Júlio Pinheiro se reuniu com educadores de Pedro do Rosário e com representantes do Sindicado dos Servidores Municipais para também tratar da agenda estadual da categoria, além de absorver as necessidades da rede municipal de ensino, com o objetivo de construir a pauta de reivindicação dos trabalhadores do lugar.

Perseguição política

Já no domingo, 24, os trabalhadores em educação de Cajari aproveitaram a presença do presidente do Sinproesemma na região para denunciar a perseguição política instalada por gestores inconformados com o posicionamento dos educadores. De acordo com os professores, os representantes do poder público adotaram represálias para limitar a organização dos trabalhadores em busca dos seus direitos. Dentre elas, a remoção, sem critérios, de servidores lotados em escolas da sede do município para a zona rural.

Estreitar relações

Para o dirigente, as reuniões com os coordenadores da entidade no interior do Estado são fundamentais para consolidar a política de fortalecimento da luta sindical pela educação pública de qualidade. “A direção do Sinproesemma vai intensificar o contato com os trabalhadores das redes municipais com o objetivo de estreitar relações”, afirma Pinheiro.

Fonte: SINPROESEMMA
Foto: SINPROESEMMA

Nenhum comentário: