1 de abril de 2013

Metalúrgicos de São Luís denunciam irresponsabilidade da ALUMAR e preparam trabalhadores para greve

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís, José Maria Araújo, está indignado com a postura desrespeitosa da ALUMAR com seus funcionários. Tudo porque a empresa agindo uma vez mais de maneira irresponsável e à revelia, simplesmente “não cumpriu o reajuste salarial na Data Base de 1º de Março como diz a Lei no Brasil”, denuncia o sindicalista.


Sem pestanejar, o Sindmetal já confirmou participação na reunião de acionistas da Alcoa dia 02 de maio, em Pittsburgh Pensilvânia Estados Unidos, onde pretende fazer a denuncia novamente aos verdadeiros donos da empresa pessoalmente.

Como a Convenção Coletiva de Trabalho negociada em 2012 vale até 2014, apenas cláusulas financeiras estão na negociação de 2013. Após 32 dias de negociação a ALUMAR não apresentou proposta que possa levar os trabalhadores a ganho real no contracheque.

O Sindicato da categoria denuncia que a administração local recebeu diretriz do próprio Presidente Mundial da ALCOA, Klaus Kleinfeld, mandando a Direação deixar a soberba de lado e negociar verdadeiramente com o Sindicato. Klaus já até mandou um recado direto para as administrações da multinacional no mundo inteiro, principalmente a unidade do Maranhão: “Os resultados de 2012 apresentaram progresso. Não há nada mais compensador que se sentir valorizado.”, disse Klaus Kleinfeld.
O Diretor Geral da ALUMAR aqui no Maranhão, Nilson Ferraz, segundo o sindicato, não consegue cumprir com a palavra e cai no descrédito dentro da empresa entre os funcionários mais graduados até o chão da fábrica. A negociadora não tem mais a menor condição em negociar, pois lhe falta a habilidade necessária e com isso está criado o impasse gerando prejuízos para a empresa.

Não há respeito pela postura sempre fria, arrogante e intolerante da atual administração geral da casa. Entre os trabalhadores a atual administração é criticada diariamente pelas perseguições e mentiras divulgadas como se fossem verdades.

De acordo com o Sindicato “A Alumar/Alcoa no Maranhão não paga INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE nem HORAS IN ITINERE, também fornece o perfil profissiográfico previdenciário-PPP sem contraditório e sem efeito para aposentadoria; não fornece ticket alimentação, piorou a carreira por habilidade, também o PLR em valor e prazo de pagamento. Nunca esclareceu a morte do companheiro Jeferson. As normas e certificações servem a empresa para mascarar a realidade dos fatos.”.

O sindicato critica a empresa por tal comportamento e lembra que somente com passivos trabalhistas devidos aos trabalhadores a ALUMAR já chega a uma dívida de milhões.

Hoje pela manhã os trabalhadores realizaram atividade na porta da empresa. Os trabalhadores ouviram e atenderam o chamado do sindicato para a mobilização: “Tá na hora de mobilizar o setor de produção para garantir o sucesso da paralisação por mudança na jornada de trabalho em turno e conquistar aumento real de salario.”.

Nenhum comentário: